1° Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura do estado irá acontecer no começo de abril em Manaus

0

O encontro, que será promovido pelo Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas (FESCAM), tem a finalidade de discutir políticas públicas do setor e alinhar o calendário do Fórum para implementação dos Sistemas Municipais de Cultura


Com o intuito de fortalecer o diálogo entre o Estado e os municípios, que envolvem políticas públicas culturais, o Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas (FESCAM), irá promover nos dias (05 e 06 de abril), das 08h às 17h, no Palacete Provincial, no centro de Manaus, o 1° Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura do Amazonas.


Criação dos CPF´S - No encontro, diversos gestores municipais do interior do estado, irão discutir as principais pautas do setor de cultura no estado do Amazonas e alinhar o calendário de atividades do Fórum, estabelecendo uma agenda positiva, com todos os (as) Secretários (as) de Cultura das regiões e calhas do Amazonas, para tratar sobre a implementação dos Sistemas Municipais de Cultura, dos seus CPF´S (Conselho, Plano e Fundo de Cultura), Plano Estadual e Sistema Estadual de Cultura.


˝Alguns municípios ainda não tem os seus CPF´S criados e∕ou implantados. Então esse encontro, vai ser primordial para vermos as demandas de cada município, ver o que está faltando, para darmos continuidade as tratativas para as implantações. Iremos realizar treinamentos e capacitações, para dar melhor andamento para a criação destes sistemas, além de discutir fontes de financiamentos para as políticas culturais locais", ressalta Maick Soares, Presidente do Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas (FESCAM).

Credenciamento - Atualmente 35 municípios do interior do estado são credenciados ao Fórum. Um dos objetivos do encontro, também será a adesão dos municípios restantes. ˝O credenciamento destes municípios, depende do envio de documentações dos secretários para esse ingresso, tendo em vista, que todos participam do nosso grupo e reuniões, porém, necessitam estar aptos para as decisões e composição efetiva. Este primeiro encontro, vai ser primordial para discutirmos várias questões, dentre elas, a consolidação do Fórum como organismo representativo das gestões municipais e os pleitos da cultura do Amazonas, levando em consideração as particularidades do interior, como também um balanço sobre as execuções da Lei Paulo Gustavo e agora a Política Nacional Aldir Blanc˝, destaca Soares.


4ª CNC -  A 4ª Conferência Nacional de Cultura aconteceu de (4 a 8 de março), em Brasília, e o Amazonas teve uma participação ativa na Conferência, que levou uma delegação histórica, com aproximadamente 60 pessoas entre delegados, convidados e também a equipe técnica que participaram ativamente dos encontros. Essa participação garantiu mais representatividade às pautas da região, formada por representantes de diferentes segmentos culturais. Para o Presidente do Fórum, a participação em peso do Amazonas, bem com o empenho e a articulação dos membros, refletiu no êxito de pautas prioritárias que tiveram como ponto de partida o fator amazônico, pleiteando uma distribuição justa de recursos, equilibrada e inclusiva, respeitando as regionalidades. ˝Vamos aproveitar este momento histórico que tivemos na 4ª CNC em Brasília, para nos reunirmos neste 1° Encontro, para debatermos e principalmente alinharmos o que temos de melhor em cada município. Este é o grande momento da cultura no nosso país, e o Amazonas teve uma representatividade muito forte na Conferência Nacional. Aproveitando este 1° Encontro, vamos dar andamento na implantação dos Sistemas nos municípios onde ainda não tem o seu CPF consolidado. É a hora do interior mostrar a sua força em todo o estado. O Fórum é um parceiro que a SEC e o MINC tem no interior, para as tratativas e implementações de pautas tão importantes˝, destaca Soares.


Programação - No primeiro dia de evento, na sexta – feira (05 de abril), além da abertura oficial com as autoridades presentes, os secretários e gestores de cultura, irão participar da capacitação e treinamento junto ao Minc e a SEC.


No segundo dia de programação, no sábado (06 de abril), será o momento de discussão entre os secretários para elaboração do Regimento Interno, Estatuto e a elaboração do Calendário de Programação, com reuniões e encontros agendados ao longo do ano, para acompanhamentos da criação dos Sistemas Municipais de Cultura que serão implantados nos municípios que ainda não tem e da execução da Política Nacional Aldir Blanc. Também será aprovada uma Carta de Intenções assinada por todos os Gestores presentes com as pautas prioritárias do encontro, que posteriormente será entregue ao Governo do Estado, Prefeituras Municipais e Órgãos de Controle.


O segundo encontro tem previsão para acontecer ainda no primeiro semestre, sendo os encontros estabelecidos por calhas de rios para melhor proximidade e acompanhamento.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)